top of page
banner .jpg
revolucao.png
11.jpg

Quem somos?

A Meio Hectare nasceu de um projeto de agricultura orgânica, idealizado por uma Engenheira Florestal e um Gestor Ambiental. A partir da experiência com a produção própria de alimentos orgânicos e da intercolaboração com outros agricultores, a equipe foi se especializando e integrando a preservação ambiental e a responsabilidade social à produção de alimentos. A equipe conta também com o apoio de diversos profissionais na elaboração e execução de projetos ambientais, agrícolas e florestais, bem como em processos de certificação orgânica e transição agroecológica.


A história não para por aí: além dos serviços de consultoria, a Meio Hectare segue produzindo alimentos orgânicos e fornecendo para empresas, pessoas físicas, prefeituras, restaurantes e escolas particulares.


Venha fazer parte desse novo mundo!

Nossas Certificações 

Como tudo começou

De onde saiu esse nome, Meio Hectare? É uma pergunta que sempre nos fazem. Em 2015, numa conversa sobre produção de alimentos com amigos, a Evelyn se deu conta de que o sítio da família, que tinha mais ou menos 0,5ha (meio hectare) de área ociosa. “Meio hectare de área? Isso é coisa pra caramba!” Essa foi a fala do Matheus Veloso na conversa que mudou definitivamente a vida da Evelyn e consequentemente a do Romulo. Na época Evelyn morava em Florianópolis e resolveu retornar pro interior do Rio criar o projeto que hoje não é só um meio de vida, mas um modo de vida também.


feiraubm.jpg

Começamos a plantar sem qualquer estrutura e recurso, somente mangas arregaçadas, suor e terra. O primeiro ano foi o mais difícil de todos. Trabalhávamos 16h por dia, não tínhamos feriado, folga, lazer e nem dinheiro. Por pouco não desistimos de tudo. E esse pouco que nos segurou tinha nome: propósito. Nosso propósito era formado por uma série de motivos que não nos deixava desistir e o primeiro deles era dar mais qualidade de vida pro John-John - o filho do Romulo - que quando tinha dois aninhos, confirmamos que estava dentro do espectro autista.

Isso mudou a nossa vida pra melhor, porque ele nos ensinou a ter mais empatia, mais cuidado com a alimentação, com a saúde, com a água, com a terra, com tudo. Afinal, tudo que a gente faz hoje está construindo o amanhã dele e de todas as crianças que ainda estão por vir. E pra gente dormir bem, é necessário construir uma história da qual esperamos que ele se orgulhe.


Além disso, passamos a refletir sobre muitas coisas: reforma agrária, câncer, poluição, desigualdade social, fome, gastronomia, qualidade da água, trabalho, renda e mil outras coisas. Se numa área tão pequena de terra conseguimos iniciar uma revolução, consegue imaginar o que dá pra fazer nos milhões de hectares ociosos e degradados pelo Brasil afora? Daria pra matar a fome e gerar emprego pra quantas milhares de pessoas?


Hoje estamos numa área maior, com mais produção, mas nossa horta continua tendo 0,5ha. Já foram milhares de cestas entregues em domicílio, toneladas de alimentos produzidos e muitas amizades e aprendizado pelo caminho. Muitas feiras em diversas cidades, incluindo a fundação da Feira Orgânica da Vila, em Volta Redonda-RJ. E não vamos parar por aqui! Ainda tem muito projeto pra começar, parcerias pra concretizar e sonhos pra realizar.

bottom of page