top of page

Por que consumir alimentos orgânicos?


Você sabia que os efeitos positivos de consumir produtos orgânicos vão muito além dos ganhos para a tua saúde? Sim, você está causando impacto positivo no mundo quando consome um alimento orgânico. Todo mundo quer melhorar o mundo, mas às vezes não sabe como. Quando temos o poder de escolha sobre o que consumimos, isso diz muito sobre nossa responsabilidade no processo de desconstrução de padrões sociais e técnicos dos sistemas agroalimentares - e isso move o mundo.


Quando ampliamos o entendimento de que o modelo do agro convencional muitas vezes tem um custo que não é apresentado na banca do mercado, que não sai diretamente do nosso bolso no momento da compra, mas que de forma indireta é muito caro (na poluição da água que você bebe, nos impostos, na sobrecarga do sistema de saúde, no aumento do desemprego e muitos outros fatores), aí a gente consegue entender que o custo do alimento orgânico é justo.


Qualidade, origem, justiça social, preservação de mananciais, valorização das famílias camponesas, educação, e claro, SAÚDE, são alguns dos benefícios que a produção orgânica e agroecológica trazem pra sociedade como um todo. Aqui os lucros são divididos, pois eles não são representados apenas por dinheiro: água, solo, saúde pública e bem viver são riquezas de bem comum.


São essas pequenas mudanças nos hábitos cotidianos de consumo de cada pessoa que promovem de fato a transição para um sociedade coletivamente mais sustentável - então vem fazer parte da solução com a gente!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page